Pesquisar este blog

domingo, 12 de agosto de 2012

Noticia recente no R7 enviado por nosso amigo Allan Sergio

Pois é pessol que ótima notícia pois estamos ganhando repercusão nacional.

Pessoas com deficiência auditiva unilateral podem concorrer às vagas reservadas aos portadores de necessidades especiais nos concursos públicos. A decisão é da 5ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça), em recurso da União contra candidata aprovada em concurso do TJ-DF (Tribunal de Justiça do Distrito Federal).
A questão já havia sido decidida pela ministra Laurita Vaz e foi confirmada pela Turma de forma unânime.
A candidata entrou com mandado de segurança contra a União por causa da exclusão de seu nome da lista dos candidatos aprovados que se declararam portadores de necessidades especiais no concurso para técnico judiciário do TJ-DF de 2007. Ela alegou surdez no ouvido direito, com apresentação do laudo médico comprovando a deficiência no momento da inscrição no concurso.
O TJ-DF, no julgamento, concedeu a segurança, determinando a inclusão do nome da candidata na relação dos aprovados. A União recorreu ao STJ, com a alegação de que, para ser considerada deficiência auditiva, a surdez deve ser bilateral (de acordo com o decreto 3.298/99).
Entretanto, a relatora, ministra Laurita Vaz, considerou a decisão do tribunal distrital de acordo com a jurisprudência do STJ. Por meio dessa decisão, fica garantida ao portador de deficiência auditiva unilateral a reserva de vagas para deficientes no concurso público. Com informações da Assessoria de Imprensa do Superior Tribunal de Justiça.

Segue o link: http://noticias.r7.com/educacao/noticias/candidato-com-surdez-unilateral-entra-em-cota-de-concurso-publico-20110807.html

Força e esperança sempre pessoal.

9 comentários:

  1. Olá Rafael, tenho deficiência auditiva 45db no ouvido esquerdo e 35db no direito. Gostaria de saber se assim poderia me candidatar às vagas para PNE? Pelo visto, a jurisprudência tem corrido a nosso favor... Qual seu grau de surdez unilateral?

    ResponderExcluir
  2. Concordo. Sou def. unilateral tb e luto por justiça;conte comigo. Já existe um abaixo assinado para mudar essa lei:
    Quanto mais assinatura melhor...divulguem e assinem.

    http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N9532

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Existe um projeto de lei que isenta de IPI o deficiente auditivo na compra de um veículo. Procurei muito e não encontrei nada citando o deficiente auditivo unilateral. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, não seria interessante criarmos um grupo de email? Creio que ficaria mais ágil falar com todos.

    ResponderExcluir
  5. Peço licença para convidá-los a debatermos o tema no Blog da Surdez Unilateral:
    http://www.blogdasurdezunilateral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. olá tenho surdez unilateral total de nascença e eu fico confusa se me inscrevo no concurso como deficiente ou nas vagas de ampla concorrência, sendo que depois terá exame de audiometria e eu serei reprovada. O que devo fazer? alguém pode me ajudar? meu e-mail p/ contato : thaifloriano@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Pois é o meu caso estou perdendo oportunidades de emprego com o novo decreto sou considerada deficiente unilateral. Como posso agir, pois fiz um exame de audiometria e fui reprovada, alguém me da uma orientação? Estou precisando trabalhar e as portas estão se fechando para mim e o que fazer me da uma solução pra mim meu email é: catiargmdmts@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Bom dia

    Não escuto quase nada do ouvido esquerdo. É de nascença. Pela ultima audiometria que fiz o otorrino disse que escutaria uma turbina de avião.

    Sou considerado deficiente auditivo unilateral?

    Agradeco desde já

    ResponderExcluir
  9. Gente, existe um projeto de lei para amparar os def. aud. unilaterais.

    Vejam e vamos fazer um movimento para aprovação desse projeto

    http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=540754

    ResponderExcluir